22 de julho de 2012

Documento: a CIMAA e o reconhecimento de Elvas
como património mundial pela UNESCO


O sítio Cidade Fronteiriça e de Guarnição de Elvas e as suas Fortificações, receberam a lassificação de Património Mundial pela Organização das Nações Unidas para a ducação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), na categoria de bens culturais. O anúncio conteceu na 36ª sessão do Comité do Património Mundial, reunido a 30 de Junho, em São Petersburgo, na Rússia.
O sítio Cidade Fronteiriça e de Guarnição de Elvas e as suas fortificações localizam-se em Elvas, e compreende as Muralhas de Elvas, o Aqueduto da Amoreira, o Forte da Graça, o Forte de Santa Luzia, o Fortim de São Mamede, o Fortim de São Pedro, o Fortim de São Domingos e o Centro Histórico de Elvas. Este sítio, com fortificações que remontam aos séculos XVII a XIX, foi considerado pela UNESCO como “o maior sistema de muralhas e fossos secos do mundo”.
Desta forma, a CIMAA congratula-se e felicita o concelho de Elvas, e com ele todos os que são responsáveis e trabalharam de forma a conseguir o objetivo a que se tinham proposto. Para além do resultado em si, fica também, para todos nós, o exemplo de trabalho, perseverança, competência e eficácia na ação.
Estamos perante um acontecimento da maior importância para a cidade, para o município e para toda a região e também para o país.
Se o Património era já um dos pilares para o turismo e para o desenvolvimento económico que lhe está associado, e era considerado como a atividade com maior potencial de crescimento e de criação de riqueza e de emprego, esta classificação vem potenciar ainda mais esta realidade e dar contributo decisivo para que se possa concretizar uma estratégia de desenvolvimento inteligente para o nosso território.
Melhor que ninguém o Município e a Câmara de Elvas, que conduziram este processo de classificação agora concretizado, têm capacidades e projetos para o total aproveitamento das perspetivas que se abrem, mas a CIMAA não pode deixar de se disponibilizar e contribuir, no âmbito das suas competências, esfera de ação e capacidades, para que ainda no âmbito do QREN e no próximo Quadro Comunitário de Apoio, tudo fazer para que sejam previstos os meios necessários à continuidade da preservação daquele Património Mundial, à sua divulgação, e ao seu aproveitamento como âncora do turismo para Elvas e para toda a região.
O Conselho Executivo da CIMAA
(reunido em Portalegre em 17 de Julho de 2012)

Sem comentários: